Viagem para Finlândia

 

Que País é este, onde no verão o sol brilha a meia noite e, no inverno, o crepúsculo é azul? Que país é este, por onde serpenteiam mais de 190 mil lagos, flutuam para além de 180 mil ilhas e o litoral se estende por mais de 6 mil quilômetros?

Este País é a Finlândia, um dos destinos turísticos mais seguros do planeta, com ótimas e amplas opções de diversão também para famílias que viajam com crianças. Trata-se de um país nórdico, localizado na Fino-Escandinávia que, além da Finlândia, é formada pela Península Escandinava; Península de Kola; e Região Carélia (praticamente desabitada, situada parte na Finlândia e parte na Rússia).O Golfo da Finlândia, braço do Mar Báltico, separa este País da Estônia e, em seu percurso, passa por Helsinque, a capital finlandesa; São Petersburgo, na Rússia; e por Tallinn (Norte da Estônia). Tantas são as oportunidades de boa pesca que uma em cada três famílias finlandesas tem, no mínimo, um barco a remo para buscar seu apetitoso cardápio do dia. O país é moderno e organizado. Os transportes e outros serviços públicos funcionam na mais ampla eficiência, e os espetáculos musicais acontecem por toda parte, encantando aos olhos e aos ouvidos. O verão, que na Finlândia acontece nos meses de junho, julho e agosto, traz temperatura girando em torno de 23 graus, enquanto as águas, nos lagos, têm média de 20 graus.O frio mais intenso ocorre nos meses de janeiro e fevereiro, período em que a neve é abundante. Em março e abril a temperatura já começa a elevar, o sol se mostra e chega a temporada ótima para a prática de esqui.

 

Cores, sons e sabores do verão

Chega o verão na Finlândia, e nem parece que o inverno esteve por lá, intenso e rigoroso. A neve se vai, e dá lugar às cores e aos sons da mais alegre estação do ano. Milhares de pássaros migram vindos do Sul e chegam ao Norte da Finlândia para desfrutar do verde, que (diferente dos demais países nórdicos) permanece exuberante durante todo o verão.As cidades finlandesas ficam em grande calmaria desde o final de junho até início de agosto, época quando os habitantes curtem suas férias na tranqüilidade dos campos. Na Finlândia, país de cerca de 5 milhões de habitantes, há meio milhão de chalés de veraneio. Em um deles o visitante também pode vivenciar o jeito finlandês de gozar os prazeres que a natureza oferece. Na quase absoluta maioria, os chalés têm sauna, compartimento do qual os finlandeses não abrem mão.

 

Festa de São João

O ponto alto das férias finlandesas é a festa de São João, realizada por ocasião do solstício de verão. A palavra solstício (latim) significa Sol quieto (ou imóvel). Os momentos de solstício ocorrem quando o Sol está mais distante do Equador, e alcança a posição extrema nos pontos onde aparece e onde se oculta, dando origem aos mais longos e aos mais curtos dias do ano. Nesses instantes inicia o verão (dia mais longo) e o inverno (dia mais curto).Embora o solstício não ocorra na época mais quente do verão finlandês, é quando o Astro Rei está mais alto e ilumina por mais tempo. Na grande maioria das cidades do País, o sol nem mesmo se põe, ou então dá uma passadinha de nada além do horizonte, e volta ainda de madrugada.A Festa de São João é celebrada com encontros comemorativos realizados nas regiões rurais ou a beira-mar. As casas são decoradas com ramos de bétulas, que desprendem um aroma delicioso, enquanto bandeiras do país permanecem hasteadas por toda parte. À moda do lual, fogueiras são acesas nas praias, e sanfonas animam as cantorias e as danças, que se estendem desde a tardinha até novamente amanhecer.

 

As colheitas e os costumes

É na época da Festa de São João que chegam aos mercados os resultados das primeiras colheitas. Se você pensa que sabe o que é uma batata gostosa, espere só até experimentar os pomos finlandeses, de sabor magnífico. Também, é voz corrente que o sol nórdico faz os morangos ficarem mais vermelhos, doces e macios do que nos países ao sul da Escandinávia. É provar para saber!As batatas novinhas, recém-saídas do cultivo, parecem derreter na boca. Elas são base das refeições de verão, cozidas no vapor ou na água, neste caso juntamente com ramos de endro. São servidas com manteiga e acompanhadas por arenque em conserva, peixe fresco ou carne grelhada. Sobremesa? Claro, os deliciosos e carnudos morangos, servidos com creme e açúcar, ou mergulhados no sorvete. Uma delícia!

 

Música, Maestro!

A arte e a cultura acompanham os finlandeses em suas férias. Durante julho acontecem festivais formidáveis, a exemplo dos proporcionados pelos famosos Pori Jazz, Opera Savonlinna, Música de Câmara de Kuhmo, citando apenas uma pequena parcela de extenso programa musical. Não é apenas o clássico que tem vez nos festivais finlandeses de verão. Artes visuais, teatro, concertos de rock, encontros literários e eventos regionais típicos ocorrem por todo o país, onde quer que os finlandeses estejam veraneando.O Gran Finale da programação é o Festival de Helsinque, que ocorre entre o final de agosto e início de setembro. Ao retornar das férias, os finlandeses e os turistas em visita a capital do país têm à disposição uma vasta programação, com participação de orquestras internacionais, circos, espetáculos de dança e teatrais, e tudo o mais que faz mais alegre e gratificada a alma humana.Ao final das festividades, quando as noites já começam a ficar mais escuras, porém ainda oferecem temperatura agradável, a cidade se reúne para celebrar a Noite das Artes, quando vários eventos acontecem nas ruas de Helsinque, e se estendem até perto do amanhecer.Os encantos da Finlândia, país erguido numa região com peculiaridades absolutamente encantadoras, incluem uma parte da Lapônia, onde vivem ninguém menos do que o Papai Noel, suas renas e seus auxiliares elfos.

 

Encantos da Aurora Boreal e do Sol da Meia Noite

A Lapônia, localizada no Norte da Escandinávia, ocupa território de quatro Países: Noruega, Suécia, Federação Russa (Península de Kola, banhada pelo Golfo da Finlândia, como escrito acima, lembra?) e Finlândia. Neste País está a Lapônia Central, na província finlandesa que tem como capital a cidade de Rovaniemi, justamente onde nasceu e vive o Papai Noel que os lapões (ou Sami) chamam de Joulopukki.É bem aqui, nesta Lapônia de Joulopukki , onde o inverno oferece o inesquecível espetáculo da Aurora Boreal, e no verão acontece o Sol da Meia Noite. O inacreditável cenário é emoldurado pelas renas e seus pastores, pelos aparatos para a pesca do salmão e do bacalhau, por fiordes, montanhas e florestas a perder de vista.Na Lapônia, a terra mágina que parece do Faz de Conta, durante o inverno o Sol permanece abaixo da linha do horizonte durante 51 dias, dando origem ao fenômeno da noite polar, a que os finlandeses chamam "kaamos".  Mesmo no sul (onde há lugares como Mariehamn, na Ilha de Aland), durante o inverno (dezembro) o Sol brilha somente por cerca de quatro horas, entretanto, se põe lentamente, e por isso não chega a anoitecer totalmente. Nesses períodos ocorrem as chamadas Noites Brancas. A Aurora Boreal é magnífica. Este fenômeno natural é provocado por partículas que se desprendem do Sol, e chegam à Terra transportadas pelo chamado Vento Solar. Na sua viagem, as partículas carregam os átomos de exigênio e azoto da atmosfera, causando efeitos que vão do laranja ao azul. Para melhor observar, o período é quando o inverno começa a recuar, e quando é tempo da Lua Nova.Chegamos ao Sol da Meia Noite.  Por conta da inclinação do eixo da Terra em relação ao eixo do Sol, a Lapônia, ao Norte do Circulo Polar Ártico, pode passar os três meses do inverno sem a claridade do Sol, e no verão igual período sem que anoiteça.

 

O Lar de Papai Noel

Você parte de Helsinque, a capital da Finlândia, e vai até a encantadora cidade de Rovaniemi para apreciar a Aurora Boreal, o Sol da Meia Noite, passear de trenó puxado por lindos cães da raça Husky, ou fazer um tour deslizando por motoneve e... visitar Papai Noel.Na mágica Rovaniemi é Natal durante o ano inteirinho. Você chega, e um exército de elfos guias turísticos a caráter dará as boas vindas e o encaminhará para o ônibus, que passará por paisagens frequentadas por Papai Noel, ou Santa Claus, ou Joulopukki (ele caminha entre os visitantes uma vez ao dia, nos 365 dias do ano, incluindo o Natal).O ônibus levará ao temático Santa Park, onde há lindo artesanato, movimentado ateliê e atividades culinárias, incluindo a chance para você aprender a fazer o bolo de açafrão. Também, poderá participar de oficinas que ensinam a confeccionar peças natalinas decorativas, até chegar o momento do encontro com o Papai Noel. O próximo destino é a Santa Claus Village, aldeia com restaurantes, cafés e diversas lojas. No coração do centro comercial está o Santa Claus Office - o escritório do Papai Noel. Também a caráter, pessoas trabalham afoitamente, em meio a uma infinidade de enfeites e peças que tornam as alegorias do Natal uma realidade palpável.

Quer saber mais? Melhor conferir pessoalmente e voltar encantado com a organização, os usos, festas, costumes, os fenômenos naturais da Finlândia. Você vai voltar em êxtase, e é até capaz de jurar que Papai Noel existe, sim!