Quando você decide ir para a África do Sul, logo de cara percebe que é uma viagem mais do que especial: vai ser inevitável ter que responder à todas as perguntas dos amigos como porquê África do Sul?
E olha, que respostas incríveis não vão faltar, antes da viagem e acima de tudo, na volta.
Para quem tem o mapa do continente africano mais ou menos na cabeça, a África do Sul fica bem embaixo, fazendo fronteira com a Namíbia, Botsuana, Zimbábue, Moçambique e Suazilândia, ou seja, vizinho é o que não falta por lá.
A África do Sul é um dos países com maior diversidade étnica e cultural em todo o mundo.
Além das dezenas de culturas nativas, ainda temos descendentes de holandeses, ingleses e alemães, comunidades indianas e todas as variáveis que acontecem com a mistura de todas essas etnias juntas.
Mas para simplificar o que não é nada simples, a população original da África é a maioria, com 80% do total.
Tá na ponta da língua: o inglês é uma das línguas oficiais, a mais falada nos lugares públicos, mas não é a única.
São nada mais do que 11 línguas oficiais e uma das principais é o africander, uma mistura de holandês, alemão e outra influências diversas, que por muito tempo foi a língua oficial do antigo regime pré-Mandela.
É mooi. Um termo que se aplica perfeitamente às incríveis paisagens sul-africanas com suas planícies, praias, desertos, savannas e montanhas espetaculares. O clima também é muito agradável, aliás, é bem parecido com que temos na região sudeste e sul do Brasil: um clima temperado, invernos frios e verões bem quentes.
Como você já sabe, a África do Sul se tornou um país multicultural que oferece aos visitantes desde experiências exóticas com os sabores e costumes tribais, até o que existe de melhor na culinária, música e moda dos países europeus.
As principais cidades da África do Sul são Cidade do Cabo, Joanesburgo, Durban e Pretoria.
Se você acha que esses lugares são familiares, é porque são mesmo.
A Copa do mundo de 2010 foi disputada em algumas destas cidades e quer saber? Como brasileiros, esse esquecimento é perfeitamente perdoável.
Ou Cape Town para os íntimos, fica aos pés da Table Mountain, uma das formações geológicas mais famosas do mundo, com 1088m de altura e de onde pode se avistar a cidade, além da maravilhosa Table Bay.
É uma cidade com clima de praia, cheia de confortos e modernidades que vão encantar todos os visitantes.
É a 2ª maior cidade da África dio Sul, que mistura uma vida agitada com grandes áreas verdes.
Uma cidade sofisticada, moderna e ao mesmo tempo típicamente sul-africana, cheia de arte, ótimos restaurantes e bares descolados. E para quem prefere ficar ao sol, muitas praias incríveis.
Pretoria ou Tshwane? Até 2005, a capital adminstrativa da África do Sul se chamava Pretoria, mas os novos ares de liberdade resgataram o nome original da região. Hoje, Tshwane oferece muitos parques, museus, monumentos importantes e uma vida cultural vibrante. Para quem ama animais, o maior zoológico da África do Sul está aqui.
África é sinônimo de safari. E no país mais desenvolvido do continente, isso é levado ao máximo, juntando serviços de qualidade com segurança para o visitante à natureza incrível.
Alguns dos parques mais importantes são o Kruger National Park, Addo Park, Camp Jabulani e Elephant Sanctuary.
Você pode escolher entre parques nacionais, reservas privadas ou mesmo hotéis ecológicos, onde vai ter a chance de chegar perto dos 5 grandes animais da África: leão, elefante, rinoceronte, leopardo e bufalo.
Aliás, estes animais estão nas notas de Rands, a moeda official.
E já que falamos dos 5 grandes, até podemos incluir um sexto animal nesta lista: o tubarão branco, que habita o litoral de algumas ilhas da costa sul-fricana. Existem vários dive-tours e passeios de observação para que você se encontre com uma das criaturas mais fascinantes do planeta.