Viagem para Aruba

 

O mar translúcido que vai azul turquesa ao verde esmeralda, as praias de areia muito brancas e o clima de eterno verão com temperaturas médias de 28ºC já seriam ingredientes suficientes para férias dos sonhos. Mas Aruba ainda tem mais: pertinho da costa da Colômbia e Venezuela (são menos de 30 km), fica no arquipélago das Antilhas Holandesas (as outras são Bonaire e Curaçao), fora do alcance dos furacões que atormentam outros destinos caribenhos. Bastante popular aos brasileiros, Aruba recebe turistas (especialmente norte-americanos e europeus) tanto em cruzeiros marítimos como também para lua de mel ou para desfrutar de férias nesta ilha que mistura raças, culturas, sons e sabores únicos. Mas as atrações da ilha ainda incluem os hotéis e resorts sofisticados, os cassinos são 11 - alguns deles funcionando 24 horas e as compras.

Mas boa parte do sucesso deste destino está na amabilidade e simpatia de sua gente. Aruba tem um alto índice de retorno de turistas (o mais alto do Caribe) que pode ser atribuído, entre outras coisas à hospitalidade e simpatia de seu povo. São cerca de 120 mil habitantes de dezenas de nacionalidades convivendo em harmonia e falando holandês, o idioma oficial , inglês, espanhol e também papiamento, idioma pitoresco às ilhas do Caribe, resultante da mistura de raças e que tem grandes pitadas de português. Quer ver?

Bom bini       Bem-vindo
bon noche     boa noite
Almorsá        almoço
danki            obrigado

Povoada pelos indios Awake, descoberta por espanhóis e conquistada por holandeses, Aruba é hoje uma entidade independente dentro do Reino dos Países Baixos isto é: seu governador é nomeado pela Rainha da Holanda e Oranjestad, sua capital, guarda intacta as casas multi coloridas ao estilo que caracteriza a arquitetura holandesa no Caribe.


Praias e vento

O vento é constante, em Aruba. Tanto que rochas e plantas são modeladas segundo sua direção. Quem já viu foto desta ilha certamente notou a árvore típica, o divi - divi, inclinado pela ação dos ventos que também tornam o destino um dos melhores para esportes aquáticos como a vela, wind surf, kite surf, parasailing e outros. Mas esportes aquáticos é o que não falta, incluindo mergulho em alto mar em águas sempre mornas para ver corais, destroços de naufrágios e peixes multicoloridos, abundantes por lá. Em Aruba há praias de todo tipo. As do sul, que ficam voltadas para a Venezuela, tem águas calmas e as do norte, de frente para o mar do Caribe, são mais agitadas. As mais famosas são Palm Beach, onde estão os melhores resorts, de águas calmas e por de sol imperdível; Baby Beach, a sudoeste, tem forma de meia lua e águas muito rasas, bem próxima desta, Rogers Beach, onde os pescadores aportam; Malmok Beach é favorita para snorkling, Eagle Beach é bem popular com águas claras, áreas sombreadas para piquenique e bem perto de muitos hotéis. Mas ainda tem a Druif Beach, perto do centro de Oranjestad, a Manchebo beach, com muita correnteza, a oeste da ilha, Boca Tabla, conhecida como Praia do Solteiro, a leste, boa para windsurf e snorkel e, com ventos fortes, é ideal para prática de vela; já se surf é a pedida, então o endereço é a Fisherman´s Huts onde anualmente acontece o campeonato Hi-Winds Pro-Am Windsurfing


Além do mar

Cansou de praia? Então há mais o que fazer por lá. Muito pequena- são 31,3 km de comprimento por 9,6 km de largura Aruba tem apenas uma grande cidade, a capital Oranjestad, onde se concentram as principais atrações como o Forte Zoutman, que servia para proteger a ilha dos ataque de piratas ou Museu Arqueológico onde o passado indígena da ilha está presente nas cerâmicas, ferramentas, urnas funerárias dos primeiros habitantes. Outra atração de Aruba é o Parque Nacional Arikok, que ocupa 18% da ilha. A paisagem árida, coberta de cactus e aloe vera, formação rochosas estranhas e cavernas, com certeza impressionam. No parque ainda há sítios históricos como as casas dos primeiros colonizadores e as rochas pintadas pelos índias Arawakes, primeiros habitantes da ilha. Também estão neste parque uma série de cavernas de estalactites e estalagmites e o curioso Moinho Old Dutch, um desses típicos moinhos de vento holandeses onde podem ser vistas antiguidades do país colonizador, uma carruagem, ferramentas, numa espécie de museu informal e onde também funciona um restaurante. Outras curiosidades de Aruba: o museu do Aloe Vera, a nossa conhecida babosa, planta abundante na ilha usada na produção de cosméticos, produtos para cabelos e cuidados para pele; a fazenda de avestruz e a fazenda de borboletas com várias espécies e cores misturadas num jardim tropical, onde se pode observar o ciclo completo dessas criaturas fascinantes, do ovo à lagarta, da crisálida à borboleta.


Comer , beber, fumar, dançar

As muitas culturas que se estabeleceram em Aruba fizeram com que sua culinária fosse uma gostosa mistura de sabores, baseada na abundância dos peixes condimentados com ervas e especiarias nativas e também iguarias à base de frango, porco, vegetais, tudo bem condimentado e apimentado. Os pratos mais populares são o balchi pisca (almôndegas de peixe), keri keri (um ensopado à base de peixe), kokomber stoba (ensopado de pepino do mar), calabas stoba (abóbora guisada), cala (bolinhos de feijão) e suls (carne de porco marinada). E atenção aos molhos: Pica di papaya, molho alaranjado, bem picante, feito com papaias verdes, Hot Delight, outro molho picante servido junto com a comida. Já em matéria de doces, o campeão local é a cocada, as balas de tamarindo e o pan bollo (pudim de pão) e o bolo de castanha de caju. E, graças à presença holandesa na ilha, queijos e chocolates também são abundantes por lá.

Não quer nada disso? Há muitos restaurantes de culinárias diversas - franceses, indonésios, cubanos, italianos, mexicanos e indianos- além das redes fast food conhecidas internacionalmente. Para beber? O orgulho nacional é a cerveja Balishi, produzida na ilha e há também os drinques à base de rum misturado a sucos de frutas, coco, no mais tropical dos estilos.


Moeda, compras e festas

O Florim, também chamado de guilder, é a moeda oficial mas dólares americanos são aceitos em todos os lugares e muitas vezes, até o troco vem em dólares. Comprar, em Aruba, é ainda mais prazeroso porque lá os impostos muito baixos - fazem com que bebidas, perfumes, griffes internacionais de moda, jóias, relógios, equipamentos fotográficos e artesanatos sejam atrações especiais nas butiques no centro de Oranjestad e nos shoppings Alhambra Moolight e Seaport Village. Se estiver atrás de pechinchas, a opção será ir aos mercados de pulgas para comprar artesanato, produtos típicos e ainda provar um tira-gosto local.

Aruba também tem carnaval e a festa dura um mês com desfiles de rua a carnival parade-, concurso de fantasias, eventos especiais para crianças e termina, oficialmente, na sexta feira santa com a queima de um boneco do Rei Momo. Outra festa popular na ilha é a Dera Gai a festa junina caribenha e o Bonbini Festival, de música e dança que acontece todas as terças, à noite, no histórico Forte Zoutman, em Oranjestad.

Seja numa parada de um dia ou numa viagem de uma semana, em Aruba é imprescindível o protetor solar porque os ventos que sopram constantemente reduzem a sensação de calor do sol. Também não dá para esquecer o chapéu ou boné para evitar que os cabelos fiquem cheios de nós.