Viagem para Catalunha

A Catalunha é a região localizada a noroeste da Espanha e compreende quatro províncias: Barcelona, Girona, Tarragona e Lleida.
Quem viaja para a Catalunha, jamais o faz só uma vez: fica sempre algo por descobrir. É possível escolher entre diversas paisagens, porque se trata uma região pequena, mas cheia de contrastes. Mais de 30% do território é protegido para preservar o ecossistema, onde se pode apreciar as praias e águas cristalinas da Costa Brava, caminhar por um vale contornado por um lago glaciar no Parque Nacional dAigüestortes e Estany de Sant ou sentir a natureza selvagem no Parque Natural do Delta de l'Ebre .
Estas paisagens inspiraram artistas universais, como Dalí, Miró e Gaudí. A cultura catalã combina tradição e raízes que resultam em obras que permanecem na memória e tempo, como a Sagrada Família. A cozinha catalã é sua paisagem feita na panela, como o escritor Josep Pla disse. Chefs como Ferran Adrià ou irmãos Roca colocaram a gastronomia da região entre as mais respeitadas do mundo. As 60 estrelas Michelin reconhecem a combinação de tradição, qualidade e inovação. Os vinhedos são parte da paisagem mediterrânea que caracteriza a Catalunha a mais de 2.000 anos e se espalham por todo território. Na Catalunha temos onze denominações de origem geográfica de vinho, como o Cava, genuíno vinho espumante da região. Barcelona, nossa capital, é a cidade mais cosmopolita do Mediterrâneo. Onde se pode saborear da sua personalidade única, que combina design e vanguardismo. Sejam quais forem os interesses dos visitantes, Barcelona sempre tem algo a oferecer. Catalunha é o seu lar. Te surpreenderá e te fará voltar.

 

 

Costa Brava Girona
A Costa Brava é um pequeno paraíso natural. Quase um terço do seu território é área natural protegida, composta por sete parques naturais localizados nos Pirineus da Catalunha e alguns no mar, como o Montgrí, as Illes Medes e o Baix Ter. A história deixou a sua marca em Girona, a capital da Costa Brava. Dois recintos fortificados, a Força Vella e o quarteirão medieval, te permitirão viajar através do tempo.
O antigo bairro judeu é uma visita quase obrigatória, pois se trata de um dos bairros judeus mais bem preservadas do mundo.
Tradição e inovação dão as mãos na gastronomia da Costa Brava e a convertem em uma das mais apreciadas mundialmente. Um dos seus maiores expoentes é o Celler de Can Roca, que tem três estrelas Michelin. É considerado o segundo melhor restaurante do mundo.
 
Costa Dourada Tarragona

Na Costa Dourada a história transborda por todos os cantos. Sua capital, Tarragona, foi uma das cidades mais importantes do Império Romano na Península Ibérica. Possui um dos conjuntos romanos mais importantes do mundo, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A essência mediterrânea da Costa Dourada se pode sentir em seus 92 quilômetros de praias de águas mornas e características muito variadas: pequenas enseadas de areia fina e pouca profundidade no mar. As vinhas e oliveiras são dois símbolos da paisagem desta região catalã.

A Denominação de Origem de Tarragona oferece uma grande variedade de vinhos, com uma predominância dos brancos. A gama de azeites da Denominação de Origem Siurana também é variada. Aproveitar o enoturismo de extrema qualidade da região e saborear as nuances de alguns deles é um prazer que o todo paladar deve descobrir.
 
Pirineus da Catalunha
Feche os olhos, relaxe e ouça o canto dos pássaros e o som das folhas das árvores balançando ao vento. Bem-vindo aos Pirineus da Catalunha. Com picos de mais de 3.000 metros, os Pirineus da Catalunha são o local ideal para experimentar o contato mais próximo com a natureza e fugir da cidade. Concentra um grande número de lagos, florestas e prados verdejantes, aonde a mão do homem quase não chegou. Esse contraste paisagístico também permite a prática de todos os tipos de esportes, como, por exemplo, o esqui. Na Catalunha, se pode disfrutar da prática de esqui em uma das suas 16 estações, sempre aliado a uma temperatura amena e agradável.
 
Barcelona Costa de Barcelona 
Barcelona é uma cidade para experimentar em primeira mão. Passeando por suas ruas é possível sentir seu espirito vivo e vanguardista que convive em sincronia com seus mais de 2.000 anos de história. Sua cultura, desenho e seu povo desenham um centro urbano dinâmico e cosmopolita. Para desfrutar completamente de Barcelona é necessário conhecer suas praias.

A poucos minutos do centro, encontram-se mais de cinco quilômetros de praias para passear, mergulhar ou saborear algum prato requintado que faz parte da variada oferta gastronômica da cidade. Em Barcelona, há excelentes restaurantes com estrelas Michelin que podem fazer de cada refeição uma memória inesquecível da viagem.

 
Grandes Ícones e Rotas Culturais 
A cultura é a marca registrada da Catalunha, uma terra de artistas e empreendedores que buscam no passado a essência de seu espírito inovador e aberto ao mundo. Como país milenário que é, o património artístico e monumental da Catalunha é único na Europa, o que o torna um destino perfeito para o turismo cultural. O resultado desse legado histórico e cultural, é um total de onze bens reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Mundial, dois como Patrimônio Imaterial e dois como Reserva da Biosfera.
As possibilidades culturais na Catalunha são variadas e permitem seguir os traços desde o homem neandertal até a atualidade, passando pela época dos iberos, gregos ou romanos, bem como os vários estilos arquitetônicos, como românico, gótico e modernista, entre outros, até chegar ao presente, em que arquitetos de renome, como Jean Nouvel, Norman Foster, Richard Meier, Enric Miralles, Benedetta Tagliabue, Jacques Herzog e Pierre de Meuron tornaram-se símbolos da nova Barcelona à procura de um lugar no mundo. Destacam-se as obras de arquitetos modernistas como Gaudí, Domènech i Montaner, Josep Puig i Cadafalch e M. Jujol, que deixaram suas criações disseminadas por todo o país. Além de escritores de renome, na Catalunha é possível apreciar as criações de grandes mestres da arte, tanto da escola catalã de pintura (Joaquim Vayreda, Hermen Anglada-Camarasa, Ramon Casas, Isidre Nonell, Joaquim Torres-Garcia, Albert Rafols Casamada...), como artistas como Dali, Picasso, Miró e Tàpies, todos com trabalhos expostos em diversos museus por toda a região.
A tudo isso, deve-se adicionar uma série de roteiros consolidados como atrações turísticas e de qualidade como o Camí de Sant Jaume (o trecho catalão do Caminho de Santiago), o Camí dels Bons Homes (o caminho dos homens bons), a Catalunya Jueva (a Catalunha Judía), a Ruta dels Ibes (Rota dos ibéricos), a Rota de Císter, a Rota do Românico e as vários outros relacionados com o patrimônio cultural, industrial e religioso, como o Camigno Ignaciano.
Além disso, não se pode ignorar a inesgotável oferta da encantadora cidade que é Barcelona ou de cidades como Tarragona, Girona e Lleida (todas conectadas por AVE), ideais para o turismo urbano e para combinar o interesse cultural com numerosas atividades de lazer. A este respeito, salienta-se a gama de turismo musical, com locais únicos como o Auditório de Girona, a Llotja em Lleida e em Barcelona, o Gran Teatre del Liceu, o Auditori e o Palau de la Música Catalana.
No verão, há vários povoados que organizam festivais de música em locais monumentais e de interesse artístico. Entre eles, cabe mencionar o Festival Internacional Castell de Peralada, o Festival Internacional de Música de Torroella de Montgri, o Festival de Música de Santa Florentina, a cantada de habaneras em Calella de Palafrugell ou o Festival Internacional de Música Cantonigrós. Não se pode esquecer a figura do famoso violoncelista Pau Casals, músico reconhecido da cultura catalã. É possível visitar sua casa-museu, Villa Casals, e o Auditorio Pau Casals, em sua cidade natal, Vendrell (Costa Dourada).
Na Catalunha existem mais de quatrocentos museus e centros de arte dedicados a todas as épocas e estilos artísticos, que são complementados por um extenso programa de exposições. Alguns exemplos são o Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC), que reúne uma das mais importantes coleções de arte românica e outra dedicada ao modernismo, o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA) e o Museu da Ciência e Tecnologia da Catalunha (mNACTEC), em Terrassa, que ocupa o edifício modernista de Vapor Aymerich, Amat i Jover, com centros distribuídos por todo território catalão.
Ao longo de toda geografia catalã distribuem-se numerosos santuários e monastérios, a maior parte deles consagrados à Virgem Maria. Entre todos, destaca-se o santuário de Montserrat, principal referencia espiritual do país, localizado em uma montanha com formatos geológicos surpreendentes e o da Virgem de Núria, em um vale dos Pirineus.
 

Descubra os TOP 25 Patrimônios Culturais da Catalunha