Localizada na região central da Europa, a charmosa Eslováquia é reduto de spas com tratamentos revigorantes, parques cercados por montanhas, castelos e restaurantes às margens do Rio Danúbio.
A capital, Bratislava, dispõe de requintadas hospedagens, enquanto nas montanhas e em outras regiões do país é possível encontrar opções para todos os gostos e bolsos. Com clima frio durante quase todas as estações - a média não passa de -2° C, o convite aos turistas é a neve.
Nos pontos mais altos do país há neve durante 130 dias ao ano e, para quem nunca esquiou, mais de trinta centros esportivos oferecem equipamento completo para a prática do esqui e do snowboarding. Alguns desses centros mantêm instrutores capacitados para oferecer à família os conhecimentos básicos ao equilíbrio sobre esquis, e assim aproveitar plenamente as atrações dos parques.
Já nas montanhas, os chalés cercados por florestas proporcionam um romantismo especial à viagem, principalmente à noite - quando as lareiras são acesas. É também uma ótima opção para aqueles que já têm experiência nas práticas sobre a neve, ou para casais em lua de mel. Nesse caso, a locação diária de um chalé não sai por menos que 17 por pessoa (2011). É também na Eslováquia onde há grande concentração de spas para tratamentos medicinais, que têm como base os banhos em águas termais, com temperaturas que variam entre 32º C e 34 º.
Apenas e tão somente turistar tem, na Eslováquia, um sabor diferente. Por exemplo, inesquecível é explorar o país para apreciar os mais de cem castelos e palácios - como o Devín Castle, recentemente restaurado, que fica a 10 km da capital. O agradável passeio exploratório é feito desde as ruínas do castelo até a confluência do Danúbio e os rios da Moravia.
A alta temporada acontece normalmente de abril a setembro, e o trajeto de 90 minutos reserva sensações mágicas. Que tal ter a sua disposição chás, cafés, safras exclusivas de vinhos, refrigerantes e sucos servidos no bar do deck principal? É isso mesmo! Ao mesmo tempo em que você se encanta com as paisagens ao longo do trajeto, desfruta dos serviços on board.
As embarcações saem do porto de passageiros que fica no centro de Bratislava, às margens do Danúbio, e os bilhetes custam, em média, 7 para adultos e 5 para crianças acima de dois anos. Esses valores são referentes à alta temporada de 2012, consulte os preços e horários de partida para baixa temporada (não sei se essa informação é necessária...: É NECESSÁRIAS, SIM, MARIANA).
Pisando em terra firme e caminhando pelas ruas de Klariska ou Pasnka, cidades próximas a Bratislava, os amantes da arquitetura passarão por mansões e palacetes de estilo medieval, e poderão desfrutar da gastronomia que tem uma alquimia toda especial, com um toque do savoir-fare (saber fazer) francês e a tradição de uma cozinha clássica. Um prato tradicional e muito elogiado é o Bryndzové Halusky. Difícil não? Vamos simplificar: são bolinhas semelhantes ao nhoque, feitas com batata cozida, queijo de ovelha o bryndza - e bacon defumado.
Na Eslováquia há tantas e tantas variedades de atrações singulares, que será impossível aos turistas não encontrarem opções que os atendam, ou mesmo que os encantem, e ainda aquelas que os estimulem aos esportes e ao lazer, nas suas várias formas.
Eslováquia, muito mais que uma visita: uma experiência revigorante.