Viagem para Nepal

 

O Nepal é um país que fica na Ásia, exatamente entre a India e o Tibete, que atualmente pertence à China. É dividido entre a parte montanhosa, onde se encontram os maiores picos do planeta, o planalto onde está a capital Catmandu e as planícies com florestas. Essa combinação cria um dos destinos mais belos e exóticos da Terra. E com certeza você vai ter muitas histórias para contar na volta.

 

Catmandu é um show à parte

O Nepal tem uma imensa diversidade cultural.
Em nenhum lugar ela aparece em tanta evidência quando na capital, Catmandu. Aqui, milenares templos budistas e induístas, monumentos espetaculares, mercados populares, cheiros e cores supreendentes cativam o turista, que vai se sentir em um filme de Indiana Jones. Sem os vilões, é claro.
Compras e restaurantes são muito baratos, especialmente se comparados à Europa, por isso gaste um bom tempo nas lojas de artesanato. Você vai encontrar muitas coisas bonitas por lá.
Além de Catmandu, outras cidades são muito interesantes de se conhecer, como Lumbini, cidade onde nasceu Sidarta Gautama ou simplesmente Buda, se você preferir chamá-lo assim. Pode explorar à vontade.

 

Culinária

Se você gosta de culinária oriental, o Nepal é um prato mais do que cheio. Imagine uma mistura entre os sabores da cozinha Indiana e Chinesa e pronto: temos o Dal Bhat. O prato mais popular do Nepal: uma porção de arroz, com um caldo de lentilhas ao curry. Sobre esta base, entra a criatividade do chefe, com legumes variados, frango, peixe, cordeiro ou cabrito? Carne de vaca? Jamais, ela é um animal sagrado, esqueceu?

 

Os nepaleses

O povo do Nepal é bastante variado, tanto na aparência quando na cultura. São 12 etnias no total, mas em termos gerais é assim: nas montanhas, predomina o tipo tibetano, enquanto que nas partes mais baixas, a influência Indiana é muito mais sentida, sempre com muita harmonia no convívio entre as duas crenças.
O nepalês é em sua grande maioria extremamente educado e simpático, fazendo o que puder para agradar as outras pessoas.
Um traço curioso da sua cultura é que para eles, dizer não é uma coisa rude, sem educação. Portanto, se ao pedir uma informação você ouvir algo como pode ser que sim, com toda a certeza o que você espera não tem a menor chance de acontecer.

 

Because its there.

A frase acima quer dizer simplesmente porque está lá e foi dita pelo alpinista George Mallory como resposta a um reporter que perguntou porque as pessoas são tão fascinadas com a escalada do Monte Everest. O Nepal abriga nada menos do que 8 picos com mais 8.000 metros de altitude e é o destino mais importante para alpinistas do mundo todo. É lá que está o Sagarmth, ou Monte Everest, com seus 8.850 metros de puro desafio. E porquê? Porque está lá oras!

 

Muito mais do que montanhas.

O Chitwan National Park é o primeiro parque nacional do Nepal e ocupa uma área de 932 km2. É um destino muito procurado pelos praticantes de esportes radicais como canoagem e trekking, além de abrigar animais raros, como o rinoceronte asiático, tigres, elefantes e muito mais. Mas não tem com o que se preocupar, pois os turistas dispõe de uma ótima estrutura de monitores para que tudo aconteça da forma mais segura, sempre.

Escolha com cuidado a época da sua viagem.
Evite a época das monções, chuvas torrencias que acontecem e junho a setembro e podem estragar o seu passeio.
Se você vai fazer trekking ou escaladas nas montanhas, o ideal são os períodos de março e abril e de outubro a novembro, quando o tempo é mais estável.