Quem acha que conhece Portugal está certo e arrado ao mesmo tempo. Porque o encanto dessa terra vai muito além dos paistéizinhos de Belém, do Fado e dos vinhos sensacionais. Portugal tem muitas surpresas. E quanto mais você descobre, mais há para desvendar.
A República Portuguesa fica no Sudoeste europeu e em ilhas do Atlântico, os Açores e a Ilha da Madeira. O nome Portugal vem da mistura do latim Portus e do grego Cale e quer dizer Porto Lindo. Faz fronteira com a Espanha a leste e com o oceano Atlântico a oeste. Mas é o lugar de Portugal no coração das pessoas o que mais importa. Ainda mais para nós, brasileiros.
Portugal está entre os 20 melhores em qualidade de vida. Desde 1986 é membro da União Européia, trocando sua moeda, o velho Escudo pelo Euro. Mas para as velhinhas nas vilas do interior, essas mudanças não significam nada. É como se o tempo não passasse nunca.
Muito parecidos aos brasileiros, e muito diferentes também, os portugueses têm se modernizado, ao mesmo tempo em que mantém muitas de suas características originais. A entrada na zona do Euro fez com que se sofisticassem, por isso, se você espera um povo conservador e antiquado, vai se surpreender.
Portugal é um dos países da Europa com clima mais ameno: a temperatura média anual no continente varia dos 13º até 18ºC, mas em algumas regiões, como nas bacias dos rios Tejo e Douro podem chegar aos 20º anuais, com picos de até 30º.
Neve? Tem também, mas você vai ter que ir ao norte do país durante o inverno, em lugares como a Serra da Estrela. Para a turma dos esquis é diversão garantida.
Por mais incrível que pareça, existem duas línguas oficiais faladas na terrinha. Uma é o português, quinta língua mais falada no mundo. E a outra é o mirandês, usado por cerca de 15 mil pessoas na região de Miranda do Douro. Curioso, não?
Aí é covardia. Portugal tem tantas belezas, tantas atrações, tantos locais históricos, que mesmo correndo o risco de sermos injustos, vamos fazer uma lista dos principais. Mas você sabe, listas existem para não serem seguidas à risca. O mais importante é descobrir o inesperado.
Lisboa é a capital, a maior e mais rica cidade do país, com uma vida cultural, tecnológica e gastronômica que fazem dela uma parade obrigatória.
O Algarve, no sul de Portugal, com suas prais badaladas é um enorme sucesso entre os turistas do mundo inteiro.
Se você quer estar em contato com a natureza, vá para a Península de Setúbal, com suas praias mais selvagens, onde vivem animais e plantas incríveis.
Mais ao norte, a cidade do Porto é a pedida para quem quer uma vida cultural intensa, com forte sabor europeu. Tanto que em 2001 foi eleita a Capital Européia da Cultura.
Ainda tem muito mais para se ver, mas é tanta coisa que aqui n ia ter espaço. Quer uma dica? Vá conferir tudo isso pessoalmente.
A cultura portuguesa é uma parte fundamental da sua viagem. Por isso, já và se preparando para entrar no clima, saboreando escritores como Eça de Queirós, Fernando Pessoa, e José Saramago, entre muitos outros. Péraialguém falou em saborear?
Portugal é uma festa para o paladar. Sua culinártia riquíssima e super diversificada, em companhia de vinhos de alta qualidade, é mais do que um traço de cultural. É um verdadeiro tesouro nacional. Graças ao litoral rico em peixes de alta qualidade, comer frutos do mar em Portugal é mais do que um prazer, é um privilégio. E a festa de sabores não pára por aí. Vinhos, queijos, embutidos, doces inesquecíveis tudo ara mostrar que as melhores lembranças de viagem vão muito além do que a camera digital registra.