Vai visitar a capital dos Estados Unidos e não sabe o significado do DC, colocado após Washington? Então, anota aí: significa Distrito de Columbia, o qual abrange a cidade Washington (assim como o Distrito Federal brasileiro abrange a cidade Brasília).
Valendo a sugestão também para todo e qualquer destino escolhido, a viagem a Washington será melhor aproveitada com a definição antecipada de objetivos, uma vez que é impossível, em uma única visita, explorar todas as peculiaridades de um lugar.
Algumas sugestões para a agenda turística a cumprir em Washington: decida quanto tempo vai dedicar para visitar a arquitetura e os símbolos políticos da cidade; selecione alguns entre os 19 museus e o zoológico do Smithsonion; programe, ao menos, um almoço ou jantar num dos restaurantes preferido pelo atual (2009-2012) presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e outros políticos famosos; analise a possibilidade de reservar um dia para circular pelo bairro histórico, Georgetown.
O resumo é uma pequenina amostra do que Washington oferece aos seus visitantes: ótimas oportunidades de diversão e lazer, ao contrário da sisudez que somos levados a imaginar, por tratar-se do centro nervoso das decisões sobre os destinos políticos e econômicos dos Estados Unidos.
É a sede legislativa federal dos Estados Unidos, abrigando a Câmara (ala Sul) e o Congresso (ala Norte). O prédio, com estrutura central em cúpula, forma o conjunto originalmente projetado pelo arquiteto William Thornton, e por três vezes, alterado (lideraram as alterações os arquitetos Stephen Hallet, depois Benjamin Latrobe e, por último, Charles Bulfinch).
Anexo ao Capitolio está o Visitor Center, onde iniciam e terminam os tours ao Congresso norte-americano. Na chegada, há revista com detectores de metais, e os pertences de todos passam por Raios-X. Não é permitido entrar portando aparelhos alimentados por baterias, gravadores de qualquer tipo, cremes, perfumes, garrafas e outros objetos que possam servir como arma. Após passar pelo anexo, os visitantes são recebidos em um dos dois auditórios e assistem a um vídeo (13 minutos) sobre o Congresso.
Guias acompanham o passeio que, após o vídeo, tem sua primeira parada na rotunda onde, no duomo, está a famosa pintura The Apotheosis of Washington, obra de Constantino Brumidi, finalizada em 1865.
Na rotunda há quadros e esculturas que retratam momentos da história dos Estados Unidos. O roteiro segue para a Câmara da Suprema Corte e, finalmente, ao Hall das 40 Colunas.
O Capitolio é localizado no Bairro Capitol Hill, na East Capitol Street. Detalhes sobre o conjunto arquitetônico e as obras dispostas no conjunto, bem como agendamento para visitas são disponibilizados no endereço eletrônico oficial do Visitor Center (http://www.visitthecapitol.gov/visit/book_a_tour/).
A somente 1,6 km do Capitólio está a Casa Branca no original White House, sede do governo norte-americano, onde também é possível fazer visitas monitoradas a alguns dos compartimentos. Entre as dependências abertas à visita estão os salões para recepções, a biblioteca e os jardins construídos por desejo de Jacqueline Kennedy.
O conjunto que forma a Casa branca tem seis andares, e suas dependências incluem a residência oficial, atualmente (2012) ocupada pela Familia Obama; a West Wing localização do gabinete do presidente norte-americano, conhecido por Oval Office (palco do escândalo envolvendo o ex-presidente Bill Clinton e uma estagiária); do Cabinet Room e da Roosevelt Room. Na East Wing estão, entre outras acomodações, a sala de trabalho da primeira dama e o Old Executive Office Building, que reúne diversos outros gabinetes.
Para visitar a Casa Branca (acesso grátis; proibição de bagagem, com permissão restrita a documentos pessoais) é necessário agendar com, no mínimo, 30 dias de antecedência. Há tours que saem do Presidents Park South.
O Presidents Park South, também conhecido como Ellipse, é um parque de 250 m2 que abriga diversos monumentos. Ali são regularmente realizados eventos de repercussão, como o Easter Egg Roll (Caça aos Ovos, por ocasião das comemorações da Páscoa), na Primavera; e a Árvore Nacional do Natal, com os seus jogos de luzes. Endereço e telefone do Ellipse: 1600 Pennsylvania Avenue, 00 (xx) 1 202/456 7041.
O Instituto Smithsonian, uma das muitas atrações de Washington, é um complexo que inclui 19 museus e galerias e o Zoológico Nacional, além de constituir um dos mais importantes entre os centros de pesquisas do mundo. É gratuito o acesso à grande maioria dos museus, os quais, exceção ao dia de Natal, permanecem abertos em todos os dias do ano. Alguns deles: American Art Museum; American Indian Museum; e Air and Space Museum.
O Instituto mantém alguns museus ao ar livre os Smithsonian Gardens, que funcionam como uma extensão dos ambientes fechados. Visitas a esses belos jardins podem ser feitas no período entre abril a setembro.
No Parque Zoológico, onde vivem dois mil animais de 400 diferentes espécies - das quais cerca de 150 ameaçadas de extinção, as grandes atrações são os pandas gigantes, os tigres de Sumatra e os elefantes asiáticos. Durante o ano, a agenda do Smthsonian é intensa, de eventos a exposições. .
Em 2011, o Noras foi o restaurante escolhido por Barack Obama para o jantar familiar em comemoração ao aniversário da primeira dama dos Estados Unidos. Não há prova melhor do que esta para considerar o lugar como um dos preferidos do presidente (2009-2012) dos Estados Unidos. Primeiro restaurante orgânico do país a receber certificação, o Noras é também o preferido de diversas personalidades políticas que vivem em Washington.
A proprietária e chef do restaurante, Nora Pouillon, é de origem austríaca, de onde tira as lembranças para produzir um cardápio requintado, com especialidades que podem ser desde uma salada de palmitos do Hawaii com finas rodelas de manga, lulas espanholas grelhadas, até um risoto de açafrão, passando por outros inesquecíveis e originais pratos.
Barack Obama também tem no Old Ebitt Grill (localizado ao lado da Casa Branca) um dos restaurantes favoritos. O lugar, inaugurado em 1856, é simplesmente encantador, começando pela fachada estilo Belas Artes, bares em mármore, bronze e vidro bisotado. O cardápio é requintadissimo e tem como grande estrela o filé grelhado, preparado com cogumelos perfumados por licor Sherry e servido com purê de batatas. No último andar do prédio há uma lounge que proporciona uma vista espetacular de Washington.
Pratarias e estampas antigas compõem os ambientes do 1789, restaurante favorito da secretária de Estado (2009-2012) Hillary Clinton. A casa ocupa uma antiga mansão em Georgetown, e é comandada pelo chef Daniel Giusti. O cardápio é bem variado, preparado por Giusti conforme os ingredientes da Estação do ano.
Quem pretende ouvir jazz ao vivo (aos finais de semana) enquanto saboreia uma inesquecível massa com carne de coelho, cenouras e cogumelos encontra o que procura no 701 Restaurant (Pennsylvania Avenue), que serve também rolinhos de carne de codorna abraçados por presunto de Parma; e um fantástico filé regado ao vinho tinto e servido com purê de batatas. O chef é o renomado Ed Witt.
Mais alguns formidáveis restaurantes em Washington: Bibiana Osteria, do chef italiano Nicolas Stefanelli antepastos e massas fabulosas. El Centro D.F. (Rua 14), do chef mexicano Richard Sandoval à noite e nos finais de semana o porão do El Centro é transformado em ponto baladeiro, com músicas latinas comandadas por DJs. Prato em destaque no El Centro: taco com peixes grelhados.
Entre os excelentes restaurantes da capital norte-americana contam também o Zentan, de Susur Lee e sua formidável cozinha asiática. Recomendados: o peixe ao vapor à maneira de Hong Kong e a salada com duas dezenas de tipos de ingredientes.
Dica de bar: Hawk n Dove (329 Pennsylvania Avenue) é o bar de público sofisticado, ideal para quem pretende ouvir nas mesas ao lado infindáveis discussões políticas. É um lugar de debates desde a época da Guerra do Vietnã, ao que faz referência o nome dado ao lugar.
Vários cafés, restaurantes e boutiques compõem o cenário deste importante bairro histórico (fundado em 1751) de Washington. As peculiaridades do lugar podem ser observadas durante um passeio pela M Street até Great Falls - onde o Rio Potomac transforma-se em cachoeira.
Devido a sua localização privilegiada sobre o Rio Potomac, durante a época colonial Georgetown serviu como um importante porto e centro comercial. Hoje é uma comunidade vibrante. Muitos dos seus estabelecimentos comerciais funcionam em casas construídas há 200 anos, e outras delas são mantidas como moradias, restauradas e com belos jardins.
Uma vez em Georgetown, aproveite para o passeio de barco que inicia no Visitor Center instalado no bairro e segue pelo Canal Chesapeake & Ohio (Canal C & O). Enquanto o barco (reprodução de embarcação do Século XVIII) avança pelo canal, guardas florestais paramentados ao estilo dos anos 1800 contam a história que fez a fama do histórico C & O. A partir de Georgetown, o passeio transcorre por cerca de 295 quilômetros ao longo do Rio Potomac, terminando em Cumberland (Maryland).
Assim como Georgetown, Arlington também tem importância histórica e é hoje um agitado centro de negócios (neste bairro é localizado o Pentágono), compras e turismo.
O Rock Creek Park (criado em 1890), entre o Rio Potomac e a costa de Maryland, é um dos parques urbanos mais visitados dos Estados Unidos. Vales, jardins e campos formam a bela paisagem do lugar, que tem áreas para piqueniques, palcos ao ar livre e um planetário.
Outro ponto turístico de Washington, exemplar de belíssima arquitetura, é a histórica Union Station, hoje estação de Metrô com shopping anexo. Falar em Metrô: utilizando-o (percurso Woodley Park-Zoo/Adams-Morgan), você poderá conhecer o Adams-Morgan, bairro que concentra moradores de várias etnias e reúne restaurantes de diferentes cozinhas internacionais, antiquários e sebos.
Quer conhecer o polo comercial que concentra lojas tradicionais, tais como: Ann Taylor, Brooks Brothers, Burberry's, Gap, Talbots? Faça um passeio pela Connectic Avenue, perímetro entre a K Street North e S Street (Metrô Farragut North e Dupont Circle). No percurso, já próximo a Dupont Circle você encontrará cafés, bares e galerias de arte.
Desde alimentos a roupas de brechó podem ser encontrados no Eastern Market (225 Seventh Street, SE), shopping popular que também reúne produtos de artesãos locais e oferece apresentações de artistas de ruas.
Estas e muitas outras atrações esperam por você em Washington, DC, a capital dos Estados Unidos.