Encantos da Bolivia
O roteiro começa e termina em La Paz, que por si só é repleta de atrativos. As surpresas se desvendam pelo caminho que tem inicio no Titicaca, cujas águas reservam mistérios e lendas, seguindo à grandiosa planície de sal, a uma cidade que esbanja arquitetura barroca e outra, cujas casas pintadas de branco saltam aos olhos. Bruxos, múmias e ervas. Impérios, riqueza e cultura. É cenário exótico e diferente. São encantos de uma admirável Bolívia.FLOT/TST
Roteiro
- Bolívia, La Paz
- Apresentação no aeroporto e embarque ( Passagem aérea não incluída, consulte nossas excelentes tarifas ) com destino a La Paz. Chegada e traslado ao hotel. Os apartamentos estarão disponíveis a partir das 12:30h. Restante do dia livre para iniciar a descoberta desta cidade. La Paz esta construída em um vale com altitudes que variam de 3.000 a 4.100 metros, a cidade é cercada por centenas de picos cobertos de neve das montanhas com mais de 5000 metros de altura. Uma delas é a colossal Illimani, considerada entre as mais belas montanhas do mundo.
- La Paz
- Café da manhã. Em horário pré-determinado saída para visitar a Rua Colonial Jaén, que é uma das ruas coloniais mais bem preservadas, onde você pode visitar museus como o Museu de Metais Preciosos e o Museu Murillo. O passeio continua até a Plaza Murillo, onde estão localizados a Catedral, o Palácio do Governo e o Congresso Nacional. Depois, passear pelo Mercado das Bruxas oferece uma janela fascinante para o mundo secreto do misticismo andino. Sem dúvida, uma visita obrigatória em La Paz é viajar de teleférico para desfrutar de vistas fantásticas e, para terminar o passeio, visitar o espetacular Vale da Lua, que possui estranhas formações geológicas. Retorno ao hotel e restante do dia livre.
- La Paz, Lago Titicaca
- Logo pela manhã traslado da cidade de La Paz ao Santuário de Copacabana. Visita guiada ao principal santuário e centro de peregrinação da Bolívia, incluindo a Basílica onde está localizada a Virgem Morena de Copacabana, padroeira dos bolivianos. Mais tarde, embarcaremos no Cruzeiro Catamarã para navegar até a Isla del Sol, berço do Império Inca. Nesta ilha lendária você visitará o Jardim, as Escadas e a Fonte do Inca. O roteiro guiado continua com a visita ao Complexo Cultural Inti Wata, principal atração turística privada da Bolívia, à qual só têm acesso os turistas que visitam a Isla del Sol a bordo de catamarãs. Esta atração inclui o Museu Subterrâneo Ekako, os Centros de Medicina Tradicional e de Construção de Jangadas Totora, um centro de artesanato, o refúgio Intica, um Jardim Botânico da agricultura Inca e uma variedade de camelídeos andinos. Posteriormente, retornaremos ao catamarã para almoçar a bordo com destino a Copacabana. Finalmente, traslado à cidade de La Paz.
Obs: A ordem dos passeios poderá ser alterada.
- La Paz, Uyuni, Colchani
- Saída cedo para o aeroporto embarque (voo opcional) em vôo local a Uyuni. Chegada recepção e traslado para visitarmos o Salar de Uyuni para visitar o Cemitério de Trens, a cidade de Colchani onde é possível observar o processo de extração manual de sal e artesanato local de sal. Visita a Playa Blanca, museu do sal; os Ojos de Sal, interessantes por serem pontos de saída para as águas subterrâneas do salar; Os hexágonos de formas geométricas de sal na superfície do salar, pilhas de sal e atravessaremos o salar para apreciar as belas paisagens.
Continuamos com a visita à Ilha Incahuasi. Esta ilha está localizada no coração do salar e é a maior de um grupo de ilhas que representa um ecossistema isolado. A ilha é povoada por uma espécie de cactos que pode medir até 12 metros de altura, proporcionando um panorama impressionante do local. Almoço Piquenique. Mais tarde visitaremos a parte norte do salar, onde visitaremos as Múmias de Coquesa, vestígios arqueológicos humanos em uma pequena caverna perto do Vulcão Tunupa de onde podemos observar a imensidão do salar. No final do dia, apreciaremos o pôr do sol e traslado ao hotel.
De abril a novembro, estação seca, a superfície do salar dá a oportunidade de brincar com fotografias e perspectivas.
De dezembro a março, toda a superfície do Salar fica completamente coberta de água e se transforma em um espelho branco gigante onde o céu se reflete perfeitamente, tudo parece estar flutuando no ar. Esta paisagem é um paraíso para os amantes da fotografia por causa dos efeitos de espelho que podem ser capturados.
- Colchani, Potosí
- Café da manhã. Em horário pré-determinado traslado de Colchani para Potosi (percurso de aproximadamente 3 horas). No século XVI, esta área era considerada o maior complexo industrial do mundo. Visite a Vila Imperial de Potosí, uma das principais cidades do mundo por sua contribuição mineral. Caminhe por suas pequenas ruas coloniais e faça a primeira visita à Casa de la Moneda, o museu mais importante que abriga o antigo maquinário de moedas devido à incrível extração de prata de Cerro Rico, continuando com a caminhada você visitará os exteriores da Catedral de Potosí e visitará a Torre da Companhia de Jesus, Torre de estilo barroco parte do convento que faz parte da antiga villa imperial, também visite o Arco de Magdalena de Cobija, que delimitava a entrada sul da cidade de Potosí e servia de fronteira entre a colônia e os indígenas. Outro edifício que você visitará é a igreja de San Lorenzo, reconhecida por sua elaborada fachada barroca mestiça, por sua participação de indígenas na paróquia. Continue com a visita ao mirante de São Francisco de onde você pode apreciar a cidade velha de Potosí, bem como o maior depósito de prata do mundo, o Cerro Rico de Potosí que permanece como um símbolo de que Potosí já foi a cidade mais importante do mundo. Visite a praça principal 10 de Noviembre localizada no centro da cidade e cercada por inúmeros monumentos históricos. Retorno ao hotel.
- Potosí, Sucre
- Café da manhã. Em horário pré-determinado, saída para o Mercado Mineiro de Potosí, localizado na Plaza del Calvario, onde os mineiros compram tudo o que precisam para o dia de trabalho. Mais tarde, você tem uma vista panorâmica de Potosí de Cerro Rico, que é um triângulo quase perfeito. Então você chega a uma das entradas da mina Sumaj Orko, todo o percurso é feito por áreas muito estreitas e tetos baixos. É um ambiente muito difícil. A experiência que se vive ao entrar neste lugar é agridoce. Por um lado, é uma experiência fascinante e única, difícil de esquecer e de viver noutra parte do mundo. Com muita atividade no passeio, os mineiros explicarão suas atividades diárias, seus trabalhos específicos e as tradições que têm em suas vidas profissionais. Fim do passeio e retorno ao hotel. Restante do dia livre.
Inclui: Transporte privado, assistência de um guia local (espanhol), equipamento de proteção e entrada na mina.
- Sucre
- Café da manhã. Em horário pré-determinado saída para conhecer esta cidade que oferece uma grande história colonial. Comece o passeio pela capital da Bolívia, Sucre, como primeira atração você visitará a Plaza de Armas 25 de Mayo, onde está localizado o Museu Histórico da Liberdade; um lugar histórico onde foi assinado o ato de independência da Bolívia, além de abrigar muitas medalhas, títulos, pinturas e símbolos patrióticos que fazem parte do tesouro material da nação. A praça principal de Sucre também abriga a Catedral Metropolitana em um de seus lados. A próxima atração a visitar será o Museu Têxtil Asur, ou Museu de Arte Indígena, que exibe uma grande variedade de tecidos de culturas indígenas ao redor de Sucre. Saindo dos museus, você irá para a praça do mirante La Recoleta, que também possui uma igreja, mas sua principal característica é o mirante e a vista pitoresca da cidade de Sucre, além de sua praça que é um ponto de encontro para seus cidadãos. Almoço na cidade (incluso). Retorno ao hotel.
- Sucre, La Paz
- Café da manhã. Dispomos dos apartamentos até as 12h30. Em horário pré-determinado, traslado ao aeroporto para embarque (voo opcional) com destino a La Paz. Chegada recepção e traslado ao hotel em La Paz. Hospedagem e restante do dia livre.
- La Paz
- Café da manhã das 06h a 10h. Check-out ás 11h. Em horário pré-determinado, traslado ao aeroporto para embarque ( voo opcional ) de retorno ao Brasil.
Obs: A ordem dos passeios poderá ser alterada conforme a frequência dos mesmos. Roteiro sujeito a alteração.
Hotéis previstos
HOTÉIS PREVISTOS OU SIMILARES:
Categoria Turística
La Paz: Patio De Piedra ou similar;
Sucre: Cidade Velha ou similar;
Potosi: Colonial ou similar;
Uyuni: Luna Salada Hotel De Sal
Categoria Primeira
La Paz: Ritz ou similar;
Sucre: Marmary ou similar;
Potosi:Colosso ou similar;
Uyuni: Luna Salada Hotel De Sal
Categoria Luxo
La Paz: Casa Grande ou similar;
Sucre: Parador Santa Maria La Real * ou similar;
Potosi:Coloso ou similar;
Uyuni:Luna Salada Hotel De Sal
* Não tem apartamento triplo, a hospedagem será em 1 duplo e uma cama adcional (mediante a disponibilidade). Se não houver disponibilidades nos hotéis acima, será considerado ofertado hotéis similares.
Serviços Incluídos
Inclui
- 4 noites de hospedagem em La Paz com café da manhã;
- 2 noites de hospedagem em Sucre com café da manhã;
- 1 noite de hospedagem em Potosi com café da manhã;
- 1 noite de hospedagem em Uyuni (Colchani) com café da manhã;
- Traslados privados diurnos (07h01 às 18h59) de chegada e saída em La Paz;
- Traslados privados de chegada e saída em Uyuni;
- Traslado privado de Uyuni a Potosí, como almoço (sem bebidas) no caminho;
- Traslado privado Potosí a Sucre;
- Traslados privados de chegada e saída em Sucre;
- Visita panorâmica privada em La Paz e Valle de la Luna, durante meio dia;
- Passeio compartilhado ao Lago Titicaca com almoço (não inclui bebidas);
- Visita panorâmica privada no Salar de Uyuni com almoço incluído (sem bebidas), durante o dia inteiro;
- Visita panorâmica de Potosí, durante meio dia;
- Visita privada as minas coloniais durante meio dia;
- Visita privada panorâmica de Sucre e Jatun Yampara com almoço incluído (sem bebidas), durante o dia inteiro;
- Seguro viagem + cancelamento.
Opcional
- Aumento de cobertura para seguro;
- Passeios opcionais.
Não inclui
- Passagens aéreas Brasil / La Paz // Sucre / La Paz / Brasil;
- Taxas de embarque, excesso de bagagens;
- Taxas de turismo de entrada/saída cobradas localmente;
- Taxas governamentais locais cobradas através dos hotéis;
- Gorjetas a guias, motorista e garçons;
- Refeições e bebidas não mencionadas como incluídas;
- Documentação pessoal (passaporte, vistos, etc);
- Despesas de maleteiros;
- Despesas de caráter pessoal, tais como telefonemas, lavanderia, utilização de frigobar, excesso de bagagem, etc;
- Qualquer item não mencionado como incluído;
- Qualquer item mencionado como sugerido ou opcional.
Observação
Importante: O voo de La Paz para Uyuni: Frequencia todos os dias, exceto aos sábados. (sujeito a alteração)
- Nos primeiros domingos de determinados meses não haverá atividades na cidade, nessas datas realiza-se o "Dia do Pedestre". Nesse dia não temos tráfego de veículos nas cidades. Todos partem a pé ou de bicicleta, mas os veículos não podem circular das 06h00 às 17h00 desse dia. É uma atividade que favorece não só o pedestre, mas principalmente o meio ambiente.
Verifique no momento da reserva os dias que não serão operativos para realização dos passeios.
- O cruzeiro Catamarã não possui cabines triplas, são todas duplas duplas, a acomodação para 3 passageiros será em 1 cabine dupla e 1 cabine individual.
- O roteiro dos city tours em La Paz, Potosí e Sucre pode variar dependendo do dia. Geralmente os museus não abrem às segundas-feiras, neste caso a visita aos mercados locais, visitas panorâmicas, etc.
- Valores com base no quarto individual, duplo (twin) e triplo. No anexo verá o valor adicional do suplemento simples.
- Os hotéis Atix em La Paz, Samary e Parador em Sucre e Palacio de Sal em Colchani não possuem quartos triplos, a acomodação será em 1 duplo e 1 individual.
- Hotéis listados sujeitos a disponibilidade até confirmação da reserva.
- Check-in nos hotéis a partir das 15h00 e check-out as 12h00 (horários aproximados, consulte à política de cada hotel)
- É necessário passaporte com validade mínima de 6 meses da data de embarque e duas folhas em branco lado a lado ou documento RG original em bom estado e com menos de 10 anos;
- Visto: não é necessário visto para a Bolívia;
- Vacina: Exigência de apresentação do Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela a passageiros provenientes do Brasil para a entrada na Bolívia. A imunização contra a febre amarela deve ser realizada com antecedência mínima de 10 dias antes da viagem
- Tarifas não válidas para períodos de eventos, feiras, congressos, feriados ou grupos e sujeitos a alterações sem prévio aviso.
- A ordem dos passeios poderá ser alterada conforme a frequência dos mesmos.
Importante
Para embarque com menores: É obrigatória a apresentação de documento de identificação de crianças ou adolescentes, menores de 18 anos,
os quais devem estar acompanhados dos pais (pai e mãe) ou de responsável legal, ou portar termo de autorização do Juizado de Menores,
no caso de viagem com terceiros. (Artigo 82 - Estatuto da Criança e do Adolescente Lei Nº 8069/90) .